28/02/19

Ministro da Educação condecora Desporto Universitário em Coimbra

Foto: Notícias UC

Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação, condecorou a Universidade de Coimbra com a medalha de Honra ao Mérito Desportivo pelo trabalho desenvolvido no desporto universitário.Num dos últimos atos oficiais do atual reitor, João Gabriel Silva recebe assim do ministro, com a tutela do desporto, uma distinção do Governo.

O reitor da Universidade de Coimbra afirma que o desporto universitário passou a ocupar um espaço central que há uns anos atrás não existia. Do ponto de vista de João Gabriel Silva, Portugal teve a capacidade de colocar o “desporto universitário no mapa” através da realização e organização dos Jogos Europeus Universitários, em Coimbra.

Durante o discurso, o reitor salienta que também o desporto em Coimbra assenta nos três pilares fundamentais da Universidade de Coimbra.

A cerimónia decorreu hoje pelas 16h45 no Pavilhão 2 do estádio Universitário de Coimbra.Tiago Brandão Rodrigues, no seu discurso, mostra-se impressionado ao ver o Estádio Universitário renovado que neste dia estava cheio de atletas e estudantes.

O ministro da educação destaca o papel do desporto na Universidade de Coimbra e a influência na região, no país e no mundo.

A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física celebrou este ano 27 anos de existência, marco que Tiago Brandão Rodrigues não deixou passar e felicitou o trabalho académico e de investigação desenvolvido ao longo de quase 3 décadas.

Em dia de prova de badminton, voleibol, futsal e andebol relembrou-se e distinguiu-se o trabalho e investimento da Universidade de Coimbra no desporto. O investimento de cerca de 4 milhões de euros nas obras de reabilitação do estádio Universitário de Coimbra são um exemplo.

A cidade de Coimbra foi, no passado verão, palco dos Jogos Europeus Universitários de 2018, considerados o maior evento multi desportivo feito em Portugal. Para além disso, a Universidade de Coimbra foi das primeiras a instituir o estatuto Estudante-Atleta, um passo importante na promoção desportiva e académica.

Tiago Brandão Rodrigues na sua visita pela cidade de Coimbra dirigiu-se ao edifício da Associação Académica e pelos estúdios da Rádio Universidade de Coimbra para uma entrevista que vamos emitir sexta-feira, 1 de março, dia do aniversário da RUC, numa emissão especial.

Inês Morais

6
22
25
0
GMT
GMT
+0000
2019-08-24T22:25:53+00:00
Sat, 24 Aug 2019 22:25:53 +0000