26/02/19

Manifestações confrontam-se na FEUC durante a visita de Jean Wyllys

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) recebeu hoje uma conferência, organizada pelo Centro de Estudos Sociais no auditório principal da FEUC, com Jean Wyllys sob o tema ‘Discursos de ódio e fake news da extrema direita e seus impactos nos modos de vida de minorias sexuais, étnicas e religiosas – o caso do Brasil’. Jean Wyllys ficou conhecido enquanto político por ter sido o primeiro deputado abertamente homossexual no Brasil. É muito criticado pela direita conservadora desde que cuspiu em Jair Bolsonaro, em 2016, após um alegado insulto homofóbico do agora presidente. Abandonou recentemente o Brasil, após supostas constantes ameaças de morte que já tinham levado a que estivesse sob constante proteção policial.

No entanto, o que mais reteve a atenção durante o dia de hoje não foi a conferência do deputado, mas as duas manifestações que encheram a rua Dias da Silva. O PNR – Partido Nacional Renovador – convocou uma manifestação para a porta da Faculdade que teve resposta da esquerda, com três convocatórias distintas.
Uma manifestação esteve associada ao Bloco de Esquerda, em defesa de Jean Wyllys, e outras duas foram organizadas por dois grupos que se auto-denominam como antifascistas.

A RUC esteve presente na FEUC e falou com as duas partes. Em defesa de Jean Wyllys, estiveram cerca de 250 manifestantes. Deste lado, levanta-se uma preocupação com o aumento do fascismo na Europa e com um possível aumento da sua expressão nas eleições europeias.

O manifestante criticou ainda a resposta da UC à situação e acusa-a de não proteger os estudantes.

O coordenador do movimento “Cidadãos por Coimbra”, Jorge Gouveia Monteiro, que disse apresentar-se ali apenas como um cidadão, afirmou que Coimbra é uma cidade “livre”, ao contrário do Brasil, onde considera existirem hoje perseguidos e presos políticos, como o ex-Presidente Lula da Silva.

Presente do lado oposto da barricada esteve o responsável do PNR-Norte, Vítor Ramalho, acompanhado de mais cerca de 15 elementos, que considerou lamentável a atitude da Universidade de Coimbra em convidar o deputado brasileiro.

Nas próximas eleições europeias, já em maio, os especialistas prevêem uma subida dos partidos nacionalistas e eurocéticos por toda a Europa. O PNR espera obter um deputado europeu, e desenha as principais bandeiras.

Jean Wyllys é deputado brasileiro, pelo partido PSOL, que viu um dos seus membros, a vereadora Marielle Franco, assassinada quando investigava as ações das milícias que controlam várias favelas do Rio de Janeiro.

Nas manifestações estiveram presentes bandeiras anarquistas, bandeiras LGBT, bandeiras do Bloco de Esquerda, do Movimento Alternativo Socialista, e de grupos como o Vozes no Mundo e a Assembleia Feminista de Coimbra. Alguns manifestantes antinacionalistas criticaram também as posições pró-Israel do deputado brasileiro, mesmo estando incluídos na manifestação em solidariedade pela sua vinda. Num dia que era também de eleições para o Conselho Fiscal da Associação Académica de Coimbra, o antifascismo parece ter conseguido criar, pelo menos hoje, coesão entre muitos estudantes da UC, alguns deles que saíram das aulas na FEUC e acabaram por se juntar à mobilização.

A tarde teve alguns momentos quentes, com tentativas de agressão. Uma manifestante antinacionalista acabou mesmo por ficar com um corte na cara, o que obrigou a polícia a identificar o alegado agressor nacionalista. Membros do PNR tentaram igualmente forçar entrada num apartamento, do qual dizem lhes ter sido atirada água. As manifestações foram controladas, durante toda a tarde, pela Polícia de Segurança Pública. Na FEUC, a segurança privada expulsou igualmente dois nacionalistas que tentaram atirar ovos ao palestrante brasileiro.

Os nacionalistas abandonaram às 17h30, perto da hora em que acabou conferência. Jean Wyllys não apareceu ao público manifestante, tendo também recusado prestar declarações aos jornalistas.

Joana Gomes, Cláudio Valério e Pedro Silva

6
21
58
0
GMT
GMT
+0000
2019-08-24T21:58:31+00:00
Sat, 24 Aug 2019 21:58:31 +0000