20/02/19

Os candidatos ao Conselho Fiscal da AAC

As eleições para o Conselho Fiscal da Associação Académica de Coimbra vão decorrer no dia 26 de fevereiro, próxima terça-feira.

O Conselho Fiscal é o órgão de jurisdição exclusivo da AAC e exerce competências de fiscalização das várias estruturas da Associação. O órgão divide-se em dois contigentes: o 1º para associados efetivos da Associação Académica de Coimbra e o 2º para associados seccionistas. Para este ano disputam o 1º contingente duas listas, a Lista I – “Integridade e Transparência na Defesa da AAC” e a Lista M – “O Momento Seguinte”. Para o segundo contingente está a Lista O – Orienta as Secções, sendo a única lista para o contingente.

Em entrevista à RUC, o candidato pela Lista M, Francisco Costa, membro do ainda atual Conselho Fiscal, esclareceu que um dos principais motivos da candidatura se prende com o facto de o anterior mandato não ter permitido concretizar todos os projetos previstos, pela curta duração.

A representante da Lista I, Margarida Ribeiro, defendeu que a principal motivação da candidatura se prende com a necessidade de aproximação entre os estudantes e o Conselho Fiscal.


À semelhança do candidato pela Lista M, também o representante da lista única ao 2º contingente, Tiago Gonçalves, garante que a candidatura vem muito do sentimento de dever por cumprir e da necessidade de aproximar as secções da Associação Académica de Coimbra ao Conselho Fiscal.

Um dos principais objetivos da Lista M pretende criar uma ligação entre o Conselho Fiscal e as secções, não pondo de parte a necessidade de acompanhar de perto os núcleos.


A Lista I pretende promover ações de esclarecimento sobre o que é o Conselho Fiscal, assim como uma posição mais ativa dentro das faculdades.

O representante da Lista O deixou clara a intenção de promover uma relação ainda mais estreita com as secções,uma vez que o candidato considera que a proximidade entre o Conselho Fiscal e as secções pode contribuir para o maior envolvimento dos estudantes no órgão ao qual se candidata.


Os ainda membros do mandato atual, Francisco Costa, pela Lista M, e Tiago Gonçalves, pela Lista O, deixaram um balanço positivo do ano que passou.

Todas as informações sobre as eleições estão disponíveis para consulta em eleicoes.academica.pt.

Rita Ferreira

1
19
34
0
GMT
GMT
+0000
2019-03-18T19:34:19+00:00
Mon, 18 Mar 2019 19:34:19 +0000