18/02/19

Faculdade de desporto faz 27 anos e recebe de presente um novo auditório com o nome de Rui de Alarcão

Amanhã é o dia da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF). A unidade orgânica da Universidade de Coimbra (UC) festeja 27 anos de vida e como prenda vai desembrulhar um novo auditório que se espera ser mais um contributo para melhor servir as práticas académicas da comunidade. O espaço vai ter nome: será o Auditório Rui de Alarcão. O nome do antigo Reitor ficará na história da universidade, e na FCDEF, em homenagem a ter sido seu criador vai ficar recordado neste novo espaço.

A Rádio Universidade de Coimbra falou com a presidente do Núcleo de Estudantes de Ciências do Desporto e Educação Física, Joana Inês Gonçalves, que descreveu em poucas palavras o programa do evento: “uma breve apresentação sobre os 27 anos da faculdade, uma homenagem a Rui de Alarcão e uma palestra do representante do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ)” sobre o enquadramento legal do estudante-atleta. Além da presidente do núcleo e do membro do conselho diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, Carlos Pereira, a cerimónia programada para amanhã vai contar com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, do Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, e do diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, António Figueiredo.

Personalidades à parte, do programa do evento destaca-se claramente a inauguração do Auditório e a presidente do núcleo de estudantes confirmou a importância do novo espaço para a vida da faculdade. Para os que frequentam o Estádio Universitário, como Joana, com quem falámos entre aulas, tem sido uma enorme evolução ter espaços renovados. Um dos grandes impulsos para as obras recentes foi a realização dos Jogos Europeus Universitários em 2018.

Desta vez é chegado o momento de inaugurar um auditório com maior capacidade que o existente, que suportava 100 lugares na plateia, e que estava longe de satisfazer as necessidades dos estudantes, conta Joana Inês Gonçalves.

A presidente do núcleo de estudantes já teve oportunidade de espreitar o espaço e ficou muito satisfeita com o que viu. Até achou que o novo espaço estava “desenquadrado da faculdade”. “Nós, alunos de desporto, não estamos habituados a ter tão boas condições”, afirma.

As mudanças no universitário têm sido muito importantes para a comunidade da única faculdade situada na margem de Santa Clara. Joana Inês Gonçalves contou que, por exemplo, já foi possível suprimir a necessidade de usar as instalações da escola Silva Gaio, do outro lado da estrada.

Muito foi feito mas ainda estão coisas por fazer. Joana deixou a nota que tanto a sala do núcleo de estudantes como os gabinetes dos professores deviam ser os próximos a sofrer intervenção.

O descerramento da placa de inauguração do auditório marca o arranque das comemorações às 9 e meia da manhã. Na cerimónia vão também ser entregues os prémios da faculdade de Mérito Académico, Mérito Desportivo, e de carreira, este que será entregue a Rui Fernandes, seleccionador nacional de canoagem.

André Jerónimo

6
21
58
0
GMT
GMT
+0000
2019-08-24T21:58:21+00:00
Sat, 24 Aug 2019 21:58:21 +0000