13/02/19

Mário Frota: “A Rádio teve o engenho e a arte de se recriar”

O comentário à atualidade do Alvorada de hoje (13) esteve a cargo do presidente da Associação Portuguesa do Direito de Consumo (APDC), Mário Frota.

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Rádio. Mário Frota atribui à rádio um papel importante na aproximação das comunidades à realidade à sua volta. Para o comentador, a rádio tem sabido ultrapassar os desafios colocados por outros meios de comunicação mais recentes.

Amilcar Falcão foi eleito reitor da Universidade de Coimbra (UC). Mário Frota considera o novo reitor um “académico ilustre” e recorda-o dos tempos de estudante (de quem foi professor) como “aluno notável e excecional”. O comentator partilha as suas expetativas para o mandato do recém-eleito reitor.

Os grupos Mello Saúde e Luz Saúde suspenderam os acordos com a ADSE e admitiram acabar em definitivo com as convenções com esta entidade pública. Para Mário Frota, seria desejável “retornar o bom senso” para não se provocarem danos a quem carece dos cuidados de saúde. O presidente da APDC diz que é preciso evitar cobranças excessivas, mas que devem remunerar-se adequadamente os prestadores de serviços de saúde. Para o comentador, é preciso envolver mais os beneficiários na gestão da instituição.

As dívidas com cartões de crédito estão nos valores máximos em uma década, atingindo 3,25 mil milhões de euros. O presidente da APDC recorda uma diretiva comunitária que existe desde 2008 que veda a concessão de “crédito irresponsável”, promovendo a informação ao consumidor e obrigando à avaliação da sua capacidade de pagamento. Para o comentador, os bancos não cumprem esta diretiva e não têm o devido cuidado na concessão de crédito.

No Alvorada de hoje ouviu-se também a rubrica “5 minutos na vida de uma mulher”, da autoria de Isabel Simões. Nesta edição ficámos a conhecer Isa Mara, finalista do Curso de Teatro da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). O comentário pode ser ouvido na íntegra aqui.

António Calheiros

1
19
34
0
GMT
GMT
+0000
2019-03-18T19:34:10+00:00
Mon, 18 Mar 2019 19:34:10 +0000