31/01/19

Veteranos tencionam destituir Dux Veteranorum

O grupo de veteranos designado por “Conjurados XXI” declara, através de um manifesto, que pretendem convocar uma reunião de Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra para a destituição de João Luís Jesus, atual Dux Veteranorum, já na próxima semana.

Matias Correia, porta voz do grupo, ex-secretário do Conselho de Veteranos e aluno de doutoramento em Engenharia Eletrotécnica, aponta algumas das falhas verificadas, nos últimos meses, e que levaram à discussão acerca do desempenho do Dux. Sublinha que pediu para que renunciasse o cargo, mas que João Luís Jesus não pretende abdicar do cargo de Dux no Conselho de Veteranos, nos próximos tempos. O estudante de doutoramento descreve o atual Dux como “desinteressado” e com muitos “deveres por cumprir” como representante máximo da Praxe académica de Coimbra.

O grupo “Conjurados XXI” surge como uma resposta para a situação do Conselho de Veteranos e demonstram uma vontade de “mudança”. Uma vez que João Luís permanece como representante do Conselho de Veteranos há 19 anos. Matias afirma que a possível destituição do Dux, apesar de não ser uma ideia recente, é um assunto “tabu” em Coimbra.

Matias Correia está confiante e declara que é uma oportunidade dos veteranos da Universidade mostrarem uma opinião ao elegerem um novo Dux. Descreve a possível destituição do Dux como um “momento histórico” e “positivo”, tanto para o Conselho de Veteranos, como para a tradição coimbrã.

Segundo o Código da Praxe, a reunião convocatória necessita de um quórum de cerca de 112 veteranos (número igual ou superior de veteranos presentes na eleição do atual Dux) para que a destituição ocorra. Quanto à mobilização de veteranos para marcarem presença na reunião, Matias Correia declara que tem vindo ao longo do tempo a explicar a necessidade de “revitalizar” o Conselho.

Após a destituição de João Luís do cargo, segue-se a eleição de um novo representante máximo da praxe. Matias Correia avança que é o único candidato, até agora, e que pretende assumir o cargo na reunião convocatória. Até ao dia de ontem, o Dux Veteranorum não quis prestar declarações acerca do assunto.

Inês Morais

7
10
36
0
GMT
GMT
+0000
2019-07-21T10:36:39+00:00
Sun, 21 Jul 2019 10:36:39 +0000