26/01/19

João Caraça: “Os membros do Conselho Geral não estão isolados da universidade”

Amílcar Falcão, Duília Fernandes de Mello, Ernesto Costa e José Pedro Paiva são os quatro candidatos ao cargo de reitor da Universidade de Coimbra (UC). No passado dia 23, num debate aberto à comunidade académica, organizado pelos quatro candidatos, foram debatidas as propostas desenvolvidas para a reitoria da universidade no próximo mandato.

A eleição do reitor é da responsabilidade do Conselho Geral (CG) da UC, órgão composto por 35 elementos: 18 professores e investigadores, cinco estudantes, dois funcionários eleitos e 10 personalidades externas escolhidas pelos elementos internos eleitos.

João Caraça, presidente do CG, em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra, sublinha que a eleição é executada segundo a lei e os regulamentos em vigor e declara que os membros do CG não estão “isolados nem da universidade, nem da comunidade universitária”.

Acerca do debate e da normal falta de comparência de estudantes universitários, João Caraça afirma que a divulgação da informação foi positiva. Apesar de não ter estado presente, destaca que houve várias intervenções relevantes por parte de investigadores, docentes e estudantes que estiveram presentes no debate. Remata que a ausência de um maior número de estudantes da comunidade académica se deve ao facto da eleição não ser directa, mas sim, através dos membros eleitos do CG.

O CG vai ouvir os quatros candidatos nos próximos dias 4 e 5 de fevereiro em duas audições para compreender as propostas e as medidas delineadas por cada candidato para o mandato enquanto próximo reitor da UC.

Sem querer fazer qualquer juízo ou comentário sobre os candidatos, João Caraça afirma que as audições convocadas são uma parte essencial do processo eleitoral para que os membros do órgão tenham oportunidade de fazer uma análise do programa de cada um dos candidatos.

A eleição do novo reitor ou reitora da UC decorre no próximo dia 11 de fevereiro.

Inês Morais

4
18
24
0
GMT
GMT
+0000
2019-04-18T18:24:27+00:00
Thu, 18 Apr 2019 18:24:27 +0000