17/01/19

Rocket Dolls celebram 5ºAniversário em casa

Foto de Diogo Marques

A equipa Rocket Dolls Roller Derby celebra o 5º Aniversário com cinco jogos em casa, na cidade de Coimbra.

Vânia Ribeiro, uma das fundadoras da equipa, explica que quiseram disputar 5 jogos em Coimbra como marco do aniversário e para uma “divulgação maior da equipa e do desporto”.

A paixão pela patinagem levou Vânia Ribeiro e João Penacho, o marido, a decidirem criar uma equipa de Roller Derby, em Coimbra. Relembra que, no início, sem elementos para constituírem equipa foi através do Facebook que começaram a conhecer várias mulheres com interesse na modalidade e no dia 4 de fevereiro nasceram as Rocket Dolls.

Quanto ao nome escolhido, Vânia conta que foi uma junção entre algumas bandas de rock e a necessidade de algo mais ligado ao sexo feminino.

A campanha “5 years / 5 games” inspirada na série Kill Bill, do realizador Quentin Tarantino foi a temática escolhida pela equipa para assinalarem a data, uma vez que, segundo a jogadora de roller derby, a filosofia e as cores amarelo e preto dos equipamentos das Rocket Dolls são uma inspiração da série.

Como o Roller Derby ainda é uma modalidade desconhecida para muitas mulheres, a equipa Rocket Dolls faz pelo menos um dia aberto, por ano, para aquelas que estejam interessadas em experimentar a modalidade. Vânia acrescenta que todo o equipamento é emprestado pela equipa e durante o dia são dadas todas as noções práticas, desde regras à patinagem.

A fundadora das Rocket Dolls conta que a “boa vontade” e o “interesse pelo Roller Derby” são o suficiente para que qualquer mulher se inicie no desporto.

Continuam a ser a única equipa na cidade de Coimbra e uma das 4 equipas a nível nacional. A dinâmica e a atividade de algumas atletas já lhes deu a oportunidade de serem selecionadas para integrar a equipa da seleção nacional- Team Portugal-, em 2017 e 2019.

Atualmente, a maioria dos jogos disputados pelas Rocket Dolls são com equipas estrangeiras que agora são convidadas para os 5 jogos de celebração. Já com datas marcadas até maio, as Rocket Dolls vão receber, para além da equipa de Lisboa, três equipas de Espanha- de Málaga, Murcia e Iruña- e de Epinal, França. Os jogos decorrem no Pavilhão Doutor Mário Mexia e no Clube de Futebol Santa Clara.

Inês Morais

6
7
23
0
GMT
GMT
+0000
2019-02-23T07:23:06+00:00
Sat, 23 Feb 2019 07:23:06 +0000