17/01/19

IPC inaugura Centro Cultural Penedo da Saudade

Decorre amanhã a inauguração do Centro Cultural Penedo da Saudade, uma iniciativa do Instituto Politécnico de Coimbra.

Cristina Faria, diretora cultural do Instituto Politécnico de Coimbra, em entrevista à RUC, explica que a iniciativa do Centro Cultural decorre de uma aposta do IPC na cultura e constitui-se como uma contribuição para o enriquecimento cultural dos estudantes e docentes. Acrescenta que deve ser visto como um complemento à formação académica do estudante e que pode contribuir para uma nova visão sobre a arte e sobre a cultura.

O antigo edifício da Presidência do Politécnico de Coimbra vai dar lugar ao novo Centro Cultural com o nome Penedo da Saudade. Uma das razões para este nome é o facto de se localizar naquela zona tão emblemática para a cidade e para a comunidade estudantil, como explica a diretora cultural.

A Exposição “Conjunto Arquitetónico Quinta do Bispo” vai ser o evento de abertura do Centro Cultural que decorre amanhã. É uma exposição fotográfica da Quinta do Bispo que, segundo estudos recentes, foi um dos locais onde Camões passou algum tempo da sua juventude. Apesar de ser um espaço dentro da Escola Superior Agrária de Coimbra, umas das unidades orgânicas do Politécnico, deste modo, a direção cultural quis dar a conhecer através de registos fotográficos este espaço e a sua história, ainda desconhecidos à maioria.

A diretora cultural sublinha que este centro cultural deve ser um espaço não só para os alunos do IPC, mas também para a Universidade e para os habitantes de Coimbra.

O Centro Cultural Penedo da Saudade abre as portas ao público no próximo dia 22 de janeiro.

Inês Morais

3
20
28
0
GMT
GMT
+0000
2019-07-17T20:28:45+00:00
Wed, 17 Jul 2019 20:28:45 +0000