16/01/19

Ernesto Costa apresenta propostas para a reitoria da UC

O candidato a reitor da Universidade de Coimbra (UC), Ernesto Costa, docente do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) foi o comentador do Alvorada de hoje (16). Ernesto Costa apresentou as principais ideias e propostas da sua candidatura.

O candidato pretende, desde logo, alterar os estatutos da investigação na UC que se considera dever ser, neste momento, de âmbito interdisciplinar. O programa de Ernesto Costa tem como principal bandeira transformar a UC numa “universidade de investigação”.

O docente do DEI/FCTUC prevê, no seu programa de ação, que Coimbra se torna “cidade da saúde”, melhorando relações da academia com instituições externas, mas também dos próprios grupos de coordenação de saúde internos.

Ernesto Costa mostra-se ainda a favor da abolição da propina do Ensino Superior público. Quanto à questão do financimaneto da UC, o candidato considera que compete ao Governo financiar as universidades públicas de forma total.

Entre as propostas de Ernesto Costa, está a valorização do mérito dos estudantes, docentes e não-docentes da UC, através da atribuição de bolsas de mérito, com o objetivo de tornar a universidade mais atrativa.

Quanto à relação da UC com a Associação Académica de Coimbra (AAC), o candidato à reitoria promete manter uma relação de diálogo, uma vez que considera que as suas ideias estão em sintonia com o novo dirigente da AAC, Daniel Azenha.

As eleições para a reitoria da UC decorrem no próximo dia 11 de fevereiro. São também candidatos ao cargo de reitor, por ordem alfabética, Amílcar Falcão, Duília Fernandes de Mello, José Pedro Paiva e Yang Chen.

Pode ouvir a entrevista completa a Ernesto Costa aqui:

A entrevista de José Pedro Paiva à RUC encontra-se aqui:

A entrevista de Amílcar Falcão à RUC encontra-se aqui:

Carolina Cardoso

4
19
13
0
GMT
GMT
+0000
2019-04-18T19:13:37+00:00
Thu, 18 Apr 2019 19:13:37 +0000