15/01/19

Amílcar Falcão apresenta propostas para a reitoria da UC

Amílcar Falcão, um dos candidatos à reitoria da Universidade de Coimbra (UC) e também atual vice-reitor, passou pelos estúdios da RUC para apresentar as principais ideias e propostas da sua candidatura.

É entre “gastar” e “investir” dinheiro que Amílcar Falcão considera que está o maior ponto de divergência em relação às ideias do atual reitor da UC, João Gabriel Silva.

Amílcar Falcão acrescenta, no entanto, as semelhanças da sua candidatura com as linhas de ação de João Gabriel Silva: uma visão global da universidade, uma investigação mais forte e as contas da instituição controladas.

A grande prioridade de Amílcar Falcão é tornar a administração da UC menos burocrática e mais rápida no que diz respeito à compra de bens.

Em relação à abolição, ou não, da propina no Ensino Superior público, o candidato à reitoria da UC demonstra-se a favor da medida. No entanto, alerta para a necessidade de encontrar novas fontes de financiamento para que a qualidade do ensino não seja prejudicada.

Sobre a relação da UC com a Associação Académica de Coimbra, Amílcar Falcão considerou os Jogos Europeus Universitários de 2018 e a Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo como dois bons exemplos daquilo que pode ser feito em conjunto pelas duas instituições.

As eleições para a reitoria da UC decorrem no próximo dia 11 de fevereiro.

Pode ouvir a entrevista completa a Amílcar Falcão aqui:

A entrevista de José Pedro Paiva à RUC encontra-se aqui:

A entrevista de Ernesto Costa à RUC encontra-se aqui:

Carolina Cardoso e Tomás Cunha

6
7
47
0
GMT
GMT
+0000
2019-02-23T07:47:10+00:00
Sat, 23 Feb 2019 07:47:10 +0000