14/01/19

José Pedro Paiva apresenta propostas para a reitoria da UC

O candidato a reitor da Universidade de Coimbra (UC) José Pedro Paiva passou pelos estúdios da RUC para apresentar as principais ideias e propostas da sua candidatura.

José Pedro Paiva classifica a situação da UC de “complexa e difícil”, com enormes desafios que se antevêem. O atual diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) considera que a sua experiência e postura no cargo atual mostram a sua preparação para o cargo de reitor.

Seguidamente, o candidato apresentou as suas ideias, resumidas no lema “honrar o passado, enfrentar o presente, projetar o futuro”.

Relativamente à dimensão de honrar o passado, José Pedro Paiva identificou três eixos de ação: cuidar do património (material e intangível), proteger a língua portuguesa como língua de conhecimento e de ensino, e celebrar os 730 anos da UC.

A visão estratégica apresentada por José Pedro Paiva para o presente da UC assenta em três linhas de atuação: uma universidade de investigação e conhecimento, a promoção da cidade e da região, e a internacionalização. Paralelamente a estas três linhas, há um conjunto de preocupações transversais identificadas pelo candidato: repensar o papel e o lugar das artes na UC, renovar os programas doutorais, combater o subfinanciamento do ensino superior, qualificar o turismo e atualizar a imagem da UC.

Para o futuro da UC, José Pedro Paiva identifica três grandes desafios: o inverno demográfico que se aproxima, repensar o lugar do professor no ensino superior e atrair e manter os melhores.

O candidato a reitor pretende ter uma relação de parceria com a Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), tendo já pensado em algumas práticas a implementar nesse sentido.

As eleições para a reitoria da UC decorrem no próximo dia 11 de fevereiro. Durante esta semana, vão passar pela RUC Amílcar Falcão e Ernesto Costa, outros candidatos à reitoria, no programa Alvorada, todos os dias, às 9 horas.

António Calheiros

4
18
47
0
GMT
GMT
+0000
2019-04-18T18:47:59+00:00
Thu, 18 Apr 2019 18:47:59 +0000