14/01/19

Daniel Azenha tomou posse como presidente da DG/AAC

Os novos elementos da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) tomaram posse esta tarde. A cerimónia tinha hora marcada para as 18h no auditório da Faculdade de Direito da universidade de Coimbra mas começou com um atraso de cerca de uma hora.
O presidente cessante, Alexandre Amado, foi o primeiro a falar na sessão, fez um balanço do mandato e falou de um período da vida do país em que a académica foi um baluarte de verdadeira oposição.



Além de alguns apontamentos do seu mandato, Alexandre Amado deixou os habituais e sentidos agradecimentos ao chegar ao fim de um ciclo.



O presidente que tomou posse é Daniel Azenha. No seu primeiro discurso como presidente da DG/AAC afirmou que o seu mandato almeja revitalizar a imagem do dirigente associativo perante uma geração que considera ser capacitada e culta. Daniel Aenha afirma também que são os estudantes os donos da casa.



A primeira intenção apresentada é a de rever os processos eleitorais da AAC para prevenir os momentos vividos na ultima eleição.



O novo presidente da Direção Geral afirma que a formação desportiva deverá ser uma das grandes apostas para 2019, dando continuidade ao trabalho de fundo iniciado pelos Jogos Europeus Universitários. Daniel Azenha coloca no centro deste trabalho as secções desportivas da casa.



Na área cultural, Daniel Azenha foi categórico no compromisso que esta Académica assume na candidatura da cidade de Coimbra a Capital Europeia da Cultura.



Daniel Azenha apontou ainda as baterias ao Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), afirmando ser uma lei que diminui a democracia nas instituições.



Sobre o assunto das propinas, o novo presidente declara estar do lado da abolição por um sistema verdadeiramente gratuito. Mas afirma também que esse sistema não passa apenas pela questão das propinas.



Também no dia de hoje tomam posse os novos elementos da Mesa da Assembleia Magna.


André Jerónimo

6
6
32
0
GMT
GMT
+0000
2019-02-23T06:32:54+00:00
Sat, 23 Feb 2019 06:32:54 +0000