9/01/19

Mário Frota: “Educação não é despesa mas sim investimento”

No Alvorada de hoje (9), o comentário da atualidade esteve a cargo do presidente da Associação Portuguesa do Direito do Consumo, Mário Frota.

Na abertura da Convenção Nacional do Ensino Superior em Lisboa, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, admitiu o fim das propinas nas licenciaturas no prazo de uma década. O Presidente da República afirmou concordar “totalmente” com a ideia de se caminhar para o fim das propinas no ensino superior e defendeu que a educação é uma matéria de regime e não de legislatura. Mário Frota referiu as necessidades do Ensino Superior e destacou ainda que educação “não é despesa mas sim investimento”.


O IPARQUE – Parque de Inovação em Ciência, Tecnologia, Saúde EM,S.A tem novos órgãos sociais. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado escolheu Victor Baptista para suceder a Paulo Mendes na presidência do Conselho de Administração do iParque. Victor Baptista é ex-deputado do PS à Assembleia da República e antigo governador civil de Coimbra. Considerou “lamentável” a politização dos cargos públicos, considerando que se considera de um prenúncio de “fim de regime”.


A ANA – Aeroportos de Portugal e o Estado assinaram na terça-feira o acordo para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, que prevê um investimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028. Mário Frota recordou os contornos da venda em 2012 da ANA-Aeroportos à francesa Vinci Concessions SAS.


O Portal da Queixa recebeu, entre janeiro e dezembro de 2018, uma média de 250 reclamações por dia, num total de cerca de 90 mil num ano. Trata-se de uma rede social de consumidores online, onde cada consumidor pode reclamar e apresentar reclamações online. Em 2018, o “camisola amarela” das reclamações é a MEO (5.220). O presidente da Associação Portuguesa do Direito do Consumo destacou o recurso aos tribunais arbitrais de conflitos do consumo como forma de combate aos atropelos das empresas de comunicações eletrónicas.


O comentário pode ser ouvido na totalidade aqui.


Tomás Cunha

1
14
40
0
GMT
GMT
+0000
2019-03-25T14:40:55+00:00
Mon, 25 Mar 2019 14:40:55 +0000