2/01/19

Movimento + Saúde estranha abertura de concurso para instalação hoteleira no Mosteiro do Lorvão

Fotografia: Agência Lusa

A Comissão de Saúde da Assembleia da República (AM) emitiu relatório sobre a petição a favor da unidade de cuidados continuados para o Mosteiro do Lorvão. No relatório a AM recomendou que o assunto seja discutido no Parlamento. Movimento + Saúde do Hospital de Lorvão aguarda agendamento por parte do Parlamento.

Entretanto o governo abriu concurso para que seja instalada uma unidade hoteleira no mosteiro. O Mosteiro de Lorvão é um dos 33 imóveis inscritos no Revive, um programa dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais. 

Movimento + Saúde do Hospital de Lorvão, estranha abertura de concurso público para instalações hoteleiras e insiste na reconversão das instalações para instituição de Cuidados continuados e a sua integração na Rede Nacional de Cuidados Continuados.

O primeiro signatário da petição com 7.187 assinaturas entregue na Assembleia da República, Eduardo Ferreira, falou com a RUC sobre o assunto.

No relatório o deputado do PS, Pedro Coimbra, um dos relatores do documento, achou a proposta interessante para a região mas não fechou a porta a outras opções.

A reconversão para uma unidade hoteleira não faz sentido na opinião do movimento. O primeiro signatário da petição explica as razões com base nas taxas de ocupação turística da região.

Movimento + Saúde do Hospital de Lorvão vai continuar a pugnar pela solução de cuidados continuados para o Lorvão e por isso vai marcar reuniões com entidades que regulam o setor na região e no país. Vão ainda promover um debate em Penacova que vão agendar para dia 23 de março, revela Eduardo Ferreira.

Um documento com 7.187 assinaturas foi entregue a 24 de outubro pelo Movimento + Saúde para o Hospital de Lorvão na Assembleia da República. Os signatários defendem a criação de uma unidade de cuidados continuados e de reabilitação no antigo Hospital Psiquiátrico instalado no Mosteiro do Lorvão.

Em setembro de 2018 a Rádio Universidade de Coimbra debateu o assunto no programa fator 20 realizado por Luís Martins e que pode voltar a ouvir aqui.

Eduardo Ferreira representa a CDU na Assembleia Municipal de Penacova. Pode ler a última intervenção no âmbito do Movimento + Saúde no PenacovaActual.

Isabel Simões

7
16
53
0
GMT
GMT
+0000
2019-01-20T16:53:13+00:00
Sun, 20 Jan 2019 16:53:13 +0000