28/11/18

Processo eleitoral para os corpos dirigentes da Associação Académica de Coimbra foi suspenso

Esta madrugada depois do encerramento das urnas na Sala de Estudo do edifício da Associação Académica de Coimbra (AAC) não se procedeu à contagem dos votos expressos que iria decorrer na Cantina dos Grelhados. Os candidatos à Direção-Geral estiveram reunidos cerca de duas horas com o Conselho Fiscal, Comissão Disciplinar e Comissão Eleitoral dentro da Sala de Estudo onde ainda estavam guardadas as urnas eleitorais.

Ontem, em conferência de Imprensa, já perto das 3 da manhã, os três órgãos fiscalizadores das eleições 2018 comunicaram aos órgãos de comunicação Social e às dezenas de estudantes que esperavam pelos resultados que a contagem dos votos não ia decorrer. O presidente da Comissão Eleitoral, Pedro Matos Filipe, comunicou a decisão de suspender o processo eleitoral até que o Conselho Fiscal se pronuncie sobre a situação. 

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

O presidente do Comissão Disciplinar, João Leão, admitiu que há “fortes indícios de fraude eleitoral” que impossibilitam que a contagem dos votos decorra dentro da normalidade esperada. Não adiantando quais foram as irregularidades que levaram à suspensão do processo eleitoral.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Ainda em conferência de imprensa foi comunicado que o Conselho Fiscal reúne hoje em plenário pelas 22 horas a fim de decidirem se a contagem dos votos irá decorrer ou se haverá novas eleições uma decisão sobre o processo eleitoral.

Ainda durante a madrugada, as urnas foram retiradas da sala de estudo e guardadas em local desconhecido até que os órgãos fiscalizadores das eleições de 2018 reúnam e comuniquem a decisão tomada.

A RUC irá acompanhar a suspensão das eleições e a decisão do Conselho Fiscal a pedido da Comissão Eleitoral que vai ser tomada ainda hoje, após as 22 horas, em plenário.

Inês Morais

2
10
57
0
GMT
GMT
+0000
2018-12-11T10:57:14+00:00
Tue, 11 Dec 2018 10:57:14 +0000