15/10/18

COMUNICADO RÁDIO UNIVERSIDADE DE COIMBRA

SOBRE OS ESTRAGOS PROVOCADOS PELA TEMPESTADE LESLIE QUE AFETARAM A RÁDIO UNIVERSIDADE DE COIMBRA

O dia de ontem (13) foi um dia difícil para a cidade e algo cruel para a Rádio Universidade de Coimbra (RUC).

A tempestade Leslie deixou um rasto de destruição por toda a região e a RUC não foi exceção. Na madrugada de sábado para domingo, a antena que assegurava a nossa emissão em 107.9 FM foi destruída pelas intempéries que assolaram a região centro.

Devido à situação do fim de semana, a emissão em FM encontra-se atualmente em baixo. E ainda não conseguimos precisar a data em que vai voltar a transmitir. Contudo, a transmissão dos conteúdos mantém-se no ar via online, pelo link emissão.ruc.fm.

Com 32 anos, a RUC herdou do passado uma forma muito especial de fazer rádio e é hoje um órgão de comunicação social único pelo seu papel formador e inovador.

Na década de 40, ainda sob a nomenclatura de Centro Experimental de Rádio, iniciou-se no mundo da formação. Dela saíram muitos técnicos e locutores: estudantes que passavam pela Universidade de Coimbra, amantes da rádio; e afirmou-se como a primeira escola-rádio da Península Ibérica.

Hoje ainda guarda o espírito rebelde desses dias, com conteúdos originais, com informação atual, pelas vozes e mãos dos estudantes de ontem e hoje, que hoje se veem constrangidos na sua missão de difusão de conteúdos e informação.

Encontramo-nos, atualmente, a tentar resolver o problema em questão. Neste momento complicado para toda a cidade, a RUC e a sua direção não esquecem todas as famílias afetadas pela tempestade Leslie. Para todas, segue o mais sentido desejo de recuperação. Não esquecemos também as instituições que colaboram diretamente com a Rádio Universidade de Coimbra, que são património e um veículo do espírito de Coimbra, nomeadamente o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (repositório da nossa antena) e todas as infra estruturas da Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (OAF), para dar alguns exemplos no meio de tantos com os quais colaboramos.

Queremos deixar o nosso mais sincero apreço pelos ouvintes da RUC, que sempre nos acompanham, e apelar à solidariedade de todos neste momento.

Continuaremos sempre no ar!

 

Saudações Ru(ianas,

A Direção da Rádio Universidade de Coimbra

2
8
06
0
GMT
GMT
+0000
2018-11-20T08:06:33+00:00
Tue, 20 Nov 2018 08:06:33 +0000