20/02/18

Investigadores da FCTUC desenvolvem novo sistema para avaliação do risco ecológico

Foi apresentado um novo sistema de experimentação para estudos de avaliação de risco ecológico por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC) e do Instituto de Ciências Marinhas de Andaluzia.

A análise do risco ecológico consiste na recolha de informação para avaliar o impacto dos perigos ambientais em organismos, populações e ecossistemas. Se, até à data, a prática comum nos estudos de análise de risco era expor os organismos a diferentes níveis de toxicidade para analisar as consequências, o novo sistema inaugura uma nova abordagem.

Em entrevista à RUC, um dos investigadores responsáveis pelo estudo, Cristiano Araújo, explica a relevância do modelo.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

De acordo com o investigador, quando estudamos o impacto das alterações climáticas num ambiente, devemos ter em consideração que outros também vão ser afetados. O novo sistema foca, assim, a conectividade dos habitats e as dinâmicas entre diferentes populações.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Os investigadores já realizaram um pedido para patentear a descoberta e aguardam resposta. O relatório de avaliação prévia indica que não existe, ainda, nenhum modelo semelhante no mercado. 

Para além da Universidade de Coimbra e do Instituto de Ciências Marinas de Andaluzia, o projeto conta ainda com o apoio da empresa Aquatic BioTechnology.

Catarina Silva

6
23
52
0
GMT
GMT
+0000
2018-06-23T23:52:57+00:00
Sat, 23 Jun 2018 23:52:57 +0000