CURSO DE LOCUÇÃO/REALIZAÇÃO

O Curso de Locução/Realização, dirigido essencialmente a amantes de música, pretende, antes de mais, preparar novas pessoas para essa nobre tarefa que é dar voz e conteúdos a futuros programas (especialmente os dedicados à música) da Rádio Universidade de Coimbra…

Sendo considerada uma rádio ímpar no panorama radiofónico nacional, quer pelos seus elementos (estudantes a “trabalhar por amor à camisola”), quer pelos seus programas e eventos – a RUC é reconhecidamente uma rádio onde se divulgam figuras e músicas que em poucos lados se fazem ouvir ou se dão a conhecer… Em suma, é uma verdadeira rádio alternativa – da house ao punk, do reggae ao funk, da música do Mali às Adufeiras de Monsanto – que para seguir o seu trajecto e o seu projecto, precisa de novos elementos todos os anos. Para que tal seja conseguido há que fazer uma selecção de pessoas que se enquadrem naquilo que a RUC é e no que ela quer ser, e por isso todos os anos dezenas de pessoas se inscrevem para entrevistas que antecedem o curso e que servem para seleccionar pessoas (normalmente cerca de 20) que possam continuar este projecto com qualidade e dedicação.

Passada a fase de selecção segue-se então o curso, com aulas que incidem principalmente na prática. Este serve para preparar pessoas para a realização de programas essencialmente ligados à música, mas também para programas de outro teor (conversa, debate, humor, destaques culturais, etc).

Assim sendo, estas pessoas terão que ser avaliadas – com uma formação adequada e dada por elementos da RUC – em várias vertentes: voz (tom, colocação e fluir de discurso), conhecimentos e interesse musical, espírito de iniciativa, dedicação, criatividade, etc. Este curso estende-se por várias semanas, onde se aprenderão vários conteúdos: colocar a voz e técnicas de respiração; noções de “pistagem” e “passagem de música”; técnicas relativas à mesa de mistura e outro material técnico; aprender a fazer spots publicitários e jingles ou indicativos de estação (aprendendo o que isto é); trabalhar com cd, vinil e mini-disc; aprender a fazer remisturas*, etc. Para que isto se consiga, os formandos poderão (e terão de) trabalhar num verdadeiro estúdio de rádio, preparando programas fictícios que mais tarde poderão até vir a “passar no ar”.

Depois deste curso segue-se uma nova selecção para se escolherem as pessoas que se encontrem preparadas para um estágio, constantemente avaliado e com o acompanhamento necessário, e que normalmente se estende por não mais de 6 meses, onde serão responsáveis pela realização de entrevistas (a músicos e não só), spots publicitários, “peças” (espaços de cerca de 10 m com temas específicos) com direito a “air-play” e, finalmente, realização de programas já existentes. Depois deste estágio poderão vir a ser sócios da RUC, com direito a apresentar programas próprios, a influenciar o dia-a-dia da Rádio – com o seu trabalho e novas ideias – e a usufruir de algumas regalias próprias de um elemento da comunicação social, desde assistir gratuitamente a concertos e outros eventos culturais, a poder entrevistar e conhecer pessoas que outrora não passavam de um poster na parede…

A possibilidade de conhecer e fazer parte do mundo radiofónico com forte ligação ao mundo da música e da comunicação social, bem como o contacto com a produção e organização de eventos, tornam ainda mais aliciante o Curso de Realização/Locução da Ruc – o único curso do género conhecido no país e com repercussões (muitas vezes) na vida profissional e futura dos que por cá passam. Basta ver televisão, ler jornais ou ouvir outras rádios: a RUC também lá está, através de antigos e presentes “RUCianos”…

A RUC é a única rádio-escola em Portugal e abre, anualmente, candidaturas em Outubro/Novembro. As inscrições realizam-se na secretaria.

 

* – Mentira, é só para aliciar…

 

1
15
09
0
GMT
GMT
+0000
2017-10-23T15:09:07+00:00
Mon, 23 Oct 2017 15:09:07 +0000