4/12/17

Académica/OAF quebra série de vitórias num jogo que terminou com quezílias e críticas à arbitragem

O Organismo Autónomo de Futebol da Associação Académica de Coimbra (AAC/OAF) empatou, ontem, a uma bola (1-1) com o FC Famalicão, em jogo a contar para a 15ª jornada da Ledman LigaPro. Num jogo entre candidatos à subida, a Briosa foi a equipa que mais procurou os 3 pontos desde o apito inicial.

Perante a equipa segunda classificada, a turma de Coimbra fez uma excelente primeira parte, em que os visitantes não dispuseram de qualquer remate à baliza.

O domínio consumou-se ao minuto 32: Djoussé encontra Marinho no flanco direito e o capitão vai à linha cruzar, com peso e medida, para Femi Balogun fazer de cabeça o primeiro golo. Festa para os 4 mil adeptos da Académica que se deslocaram ao estádio.

Cinco minutos depois, o autor do golo da Briosa sofreu uma entrada e contraiu uma lesão. Balogun teve de abandonar o relvado de maca e com muitas queixas. Harramiz, que entrou para o lugar do nigeriano, dispôs de uma oportunidade flagrante pouco depois, ao fintar o guarda redes Gabriel Souza, mas a não conseguir encostar para o que seria o segundo golo. Ainda antes do intervalo, Marinho rematou ao poste.

Na segunda parte o jogo tornou-se mais quezilento e com mais faltas. Num lance de contra ataque do Famalicão, o árbitro André Narciso apontou para a marca dos 11 metros a castigar uma eventual falta de Zé Castro sobre Rui Costa. Na marcação do penálti, a bola embate no poste da baliza de Ricardo Ribeiro mas toma a direção da baliza. O empate foi estabelecido por Willian Dias, aos 58 minutos.

A Académica não cessou de procurar o triunfo e a igualdade pontual com o adversário. O guardião famalicense deu o corpo ao remate de Harramiz, de primeira, após um grande passe longo de Zé Castro. Willian Dias tentou bisar, na compensação, no lance mais flagrante do Famalicão em todo o jogo. Porém, não levou a melhor sobre Ricardo Ribeiro, que defendeu o remate à figura.

No final do jogo registaram-se tumultos no centro do terreno entre jogadores e responsáveis das equipas, o que suscitou invasões de campo por parte de adeptos dois dois emblemas. Os ânimos demoraram algum tempo a serenar.

Na sala de conferência de imprensa o primeiro a dirigir-se aos jornalistas foi o presidente da AAC/OAF, Pedro Roxo. Numa curta declaração, lamentou o sucedido após o final do jogo e deixou a garantia que a Briosa vai cumprir o objetivo da subida.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Posteriormente foi a vez de Ricardo Soares destacar o brio dos jogadores e a exibição muito superior da Académica, num jogo que acabou com 20 remates da sua equipa face a 3 do oponente. Numa clara alusão ao trabalho de André Narciso, reforçou que, em campo, estão 3 equipas, mas evitou abordar diretamente a prestação da equipa de arbitragem.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

O treinador assumiu a falta de eficácia da equipa e louvou a exibição inspirada do guarda redes adversário. Ricardo Soares confrontou os jornalistas e criticou a postura da imprensa e dos responsáveis do futebol.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Ricardo Soares acrescentou que os dois pontos perdidos podem vir a fazer falta no futuro da “prova longa” que é o campeonato, no entanto garantiu que vai culminar, certamente, na subida de divisão.

A AAC/OAF soma 24 pontos e ocupa o 5º lugar da tabela classificativa da Ledman LigaPro, a dois dos lugares de subida e quatro do líder, o Académico de Viseu. Na próxima jornada desloca-se a Massamá para defrontar o Real SC em jogo marcado para o próximo sábado, dia 9 de dezembro, às 15h. Para acompanhar as incidências da partida pode sintonizar os 107.9 FM ou a emissão online da RUC para mais um dos habituais relatos.

Bernardo Baptista

3
1
28
0
GMT
GMT
+0000
2018-02-21T01:28:03+00:00
Wed, 21 Feb 2018 01:28:03 +0000