6/07/14

RUC @ Lindau Meeting ’14 – Dia 5

unnamed (8)

Na quinta-feira, quarto e último dia de palestras, e penúltimo dia do evento, s palestras foram assinadas por Hartmut Michel (Nobel Química 1988), Johann Deisenhofer (Nobel Química 1988), Robert Huber  (Nobel Química 1988), Ferid Murad (Nobel Medicina 1998), Werner Arber (Nobel Medicina 1978), Martin Chalfie (Nobel Química 2008), John E. Walker (Nobel Química 1997) e Oliver Smithies (Nobel Medicina 2007).

Martin Chalfie no final da palestra sublinhou a importância do investimento na investigação básica, mostrando este vídeo https://www.youtube.com/watch?v=GmhD-RWNL6c. A RUC conseguiu ter uma entrevista exclusiva com o cientista, que sublinhou que os post docs devem trabalhar nas suas ideias e não estar à espera sempre de ordens dos investigadores principais. O investigador aconselha também a ter vários projectos a decorrer ao mesmo tempo.

unnamed (21)

Martin Chalfie

A palestra de Oliver Smithies, laureado com quem a RUC já falou, foi, pela reacção da plateia, a melhor deste evento. Smithies foi aplaudido durante muito tempo depois de conseguir captar a plateia e inspirar os jovens cientistas e não só,  com o tema “De onde vêm as ideias?”. Oliver Smithies sublinha que as pessoas só devem fazer o que gostam, e que se não gostam de ciência não devem ter problemas em fazer outra coisa. O cientista falou um pouco da sua história e de como os professores que teve o marcaram,  realçando que não é preciso gostar-se de um professor para aprender com ele. O laureado falou também sobre como a ideia de uma das suas maiores invenções,  a electroforese em gel, veio a partir da lembrança de quando ajudava  a mãe e lavar e passar a roupa. No final, o cientista de já alguma idade falou da sua história de quando aprendeu a pilotar aviões,  hobby que mantém, e explicou a todos que tinha muito medo e que precisou de muito tempo até o medo ir desaparecendo. O laureado dirigiu-se aos jovens e disse: “Isto não é uma lição de pilotagem. É uma lição de ciência e de vida. Se querem fazer algo mas não sabem, não sejam demovidos pelo medo. Há sempre alguém que vos pode ensinar. O conhecimento é a melhor forma de ultrapassar o medo”.

unnamed (23)

Palestra de Oliver Smithies

A RUC falou ainda com Wally Gilbert, Prémio Nobel da Química em 1980 pelo desenvolvimento de uma técnica de sequenciação de DNA. O investigador foi pioneiro em muitas áreas da bioquímica,e contou-nos a história das suas descobertas. Membro da empresa Myriad Genetics, falou-nos da sua opinião sobre a problemática das patentes de genes. Uma entrevista de 1h30 a não perder em Setembro.

unnamed (22)

Wally Gilbert

Durante a tarde decorreu a Panel Discussion Academia vs Indústria, na qual participou a investigadora portuguesa Renata Gomes.

Durante a noite decorreu a Noite da Baviera. A celebração teve direito a muitas danças e fatos tradicionais, e convívio entre os cientistas.

Na noite da Baviera a RUC falou com Adam Spencer, conhecido comediante australiano, locutor e estrela televisiva de programas relacionados com ciência. Em Setembro ouça a sua experiência enquanto comunicador de ciência.

No quinto dia, a cerimónia de encerramento foi na ilha de Mainau, perto de Lindau, e contou com uma Panel Discussion sobre o título ” Ciência para o benefício da Humanidade” onde vão participar os dois laureados Françoise Barré-Sinoussi e Brian Schmidt.

Acaba assim a cobertura RUC, único órgão de imprensa português presente na Meeting. Na Grelha de Inverno poderá ouvir e ver as conversas que tivemos com os laureados, investigadores e organização,  e o melhor das palestras e discussões.

A Lindau Meeting é uma iniciativa anual que reúne laureados com o Prémio Nobel e cientistas jovens da sua área, para uma semana de ‘passagem de testemunho’ e inspiração das novas gerações a partir do contacto com os laureados. A Lindau Meeting existe desde 1951, e este ano a edição dedica-se à Medicina/Fisiologia. Mais informação disponível em http://www.ruc.pt/2014/07/01/lindau-meeting-14-dia-1-2/

Reportagem por Mariana Alves

Agradecimentos:

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Núcleo de Estudantes de Bioquímica

Núcleo de Estudantes de Bioquímica

1
15
00
0
GMT
GMT
+0000
2017-10-23T15:00:28+00:00
Mon, 23 Oct 2017 15:00:28 +0000