[object Object]
24.04.2024POR Luís Pereira

Coimbra BD celebra cultura e liberdade

Gaming, cosplay e mais de 40 dos melhores autores de banda desenhada são atrações do evento. Celebrações do 25 de Abril fazem parte da programação.

A Coimbra BD decorre de 25 a 28 de abril, no Convento São Francisco. Este festival  é uma iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Os visitantes deste evento vão poder contar com exposições de obras de conhecidos artistas de banda desenhada, painéis de discussão, momentos de interações entre autores e fãs, sessões de autógrafos, competições de cosplay, uma área de gaming com jogos clássicos e modernos, entre outras atividades.

Na Coimbra BD vão participar mais de 40 autores e ilustradores, entre eles o renomado autor Luís Louro, que celebra os 30 anos de “O Corvo”, a sua mais conhecida criação. Nuno Saraiva também vai estar presente com a apresentação da sua obra “25 de Abril No Princípio era o Verbo”, numa fusão de literatura e arte visual que pretende captar a essência do movimento revolucionário de 74.

Francisco Queirós, vereador da Câmara Municipal de Coimbra com o pelouro das Bibliotecas e Arquivos, afirma que a Coimbra BD vale pelo seu todo. Para o vereador este é um evento com uma grande diversidade de atividades para todos os gostos e públicos. Um festival com um ambiente inclusivo e estimulante para todos os visitantes. Em declarações à RUC, Francisco Queirós enumerou algumas das atividades incluídas no programa da Coimbra BD deste ano.

A interação com autores e ilustradores de banda desenhada é um dos pontos altos do evento. Esta é uma oportunidade para os fãs conhecerem os seus autores favoritos. Francisco Queirós revela que vão ser realizadas sessões de autógrafos e painéis de discussão que vão permitir um encontro direto e pessoal com os grandes nomes da banda desenhada. Momentos que têm como objetivo enriquecer a visita ao festival. Entre os autores o vereador destaca a presença do criador do cartaz do evento deste ano.

Para Francisco Queiroz a cultura não tem barreiras. O vereador vê a arte e a cultura como setores que não estanques e que podem chegar a vastíssimos públicos. Valoriza o impacto cultural da Coimbra BD em Coimbra. Um evento que pode ser um catalisador para atrair novos públicos aos eventos culturais da cidade.

Com a integração nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, Francisco Queirós destaca a relevância adicional do evento deste ano. Lembra que durante estes quatro dias há vários momentos de relação direta com o 25 de Abril, através de vários autores que escreveram e desenharam sobre a revolução. O vereador considera que cada vez que se promove a cultura, está-se a fazer cumprir o 25 de Abril.

A Coimbra BD tem entrada livre e vai estar aberta ao público das 10h00 às 20h00 de quinta-feira a sábado e até às 18h00 no domingo.

Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra.

PARTILHAR: